O escritório de arquitetura Dark Arkitekter, de Oslo, busca impulsionar a requalificação do centro cultural da cidade com a sua proposta para recuperar o Teatro Nacional e seu espaço público circundante. O governo planeja a renovação da antiga estrutura construída há 118 anos. Descontentes com a proposta apresentada pelas autoridades, o Dark Arkitekter decidiu criar uma proposta para recuperar o Teatro.
Todas as outras instituições culturais da região foram recentemente deslocadas para novos edifícios, deixando para trás apenas o Teatro Nacional, em um espaço que desde o início era inadequado para tal. Os problemas só aumentaram com o tempo e o plano da Dark Arkitekter aborda três grandes preocupações: as consideráveis necessidades de manutenção do edifício, o espaço urbano subutilizado e inseguro que envolve o edifício e a área necessária para o funcionamento do teatro.
Nesta proposta apresentada, o Dark Arkitekter reabilitaria e atualizaria o edifício histórico existente para torná-lo mais acessível e funcional, além de adicionar espaços de encontro, um café e uma biblioteca. Para evitar competir com o edifício histórico, os demais espaços necessário para o funcionamento de um teatro moderno ocupariam uma expansão subterrânea.
Sobre o solo, o projeto procura abrir barreiras e atrair pessoas, criando uma conexão com a universidade e outros equipamentos importantes. Como so próprios arquitetos descrevem, "o terreno todo se tornaria um palco para a vida urbana e a atuação teatral, onde o clássico edifício desempenha o papel principal".
Arquitetos
Localização
Johanne Dybwads plass 1, 0161 Oslo, NoruegaAno do projeto
2017Fotografias
Via Dark Arkitekter